Trilhos inutilizados há dois anos servem de estacionamento para veículos
A falta de demanda comercial é um dos fatores que contribui para que os trens da ALL (América Latina Logística) deixem de cruzar Marília. Até 2009 a concessionária atuava na cidade com o transporte de açúcar. O carregamento era feito em Tupã, passava por Marília com direção a Bauru e Santos. Desde então, as composições não passam mais pela cidade.
Mesmo assim, segundo a empresa, é realizada manutenção periódica da linha férrea, com reparos nos trilhos, troca de dormentes e lastros. Sem movimento, o trilhos inutilizados há dois anos servem como estacionamento de veículos, como ocorre na avenida 9 de Julho, em frente ao camelódromo.
As pessoas que passam pelo local gostariam de ver o retorno do transporte. “Seria importante para o desenvolvimento da cidade. Além do que, durante a noite, este local virou refúgio para usuários de drogas”, afirma a dona de casa, Eliane Abreu, 38.
Marília possui 18 passagens em nível, sendo que dez estão na área urbana. Destas, duas possuem cancelas que foram instaladas nos cruzamentos das avenidas República e Sanches Cibantos, na zona norte e cruzamento das avenidas das Roseiras e Esmeraldas.
Segundo a assessoria de imprensa da prefeitura a instalação atende à reivindicação da ALL (América Latina Logística) para evitar acidentes. Porém os equipamentos nunca foram utilizados e custaram R$ 424 mil ao município.
Cidade teve dois acidentes envolvendo composições
Cidade teve dois acidentes em agosto de 2008 envolvendo composições da ALL. O primeiro envolveu uma composição e um carro Gol. O choque aconteceu no cruzamento da linha férrea com a avenida Vicente Ferreira, no bairro Fragata.
Maquinista conseguiu parar a composição, que estava carregada com açúcar e seguia no sentido Marília/Bauru, ninguém ficou ferido. Outro acidente foi o descarrilamento de um trem que provocou interdição de duas horas na passagem em nível da rua Paraná. Dois vagões saíram dos trilhos e a linha férrea ficou danificada. Também não houve feridos.
FONTE: Diário de Marília
Nenhum comentário:
Postar um comentário