“Começou com o pé esquerdo”. Quem diz isso é o vice-presidente da Federação Nacional dos Portuários (FNP), Everandy Cirino dos Santos, referindo-se à primeira visita do novo ministro dos Portos, Leônidas Cristino, ao Porto de Santos. O sindicalista critica a “exclusão” dos trabalhadores portuários da programação do ministro.
Barrados no baile


Cirino não entende porque o ministro quis manter distância dos trabalhadores do Porto. “O novo ministro faz questão de manter um distanciamento. Sua visita apenas com a diretoria da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), empresários e prefeitos de Santos e Guarujá, mostra que todo o trabalho feito nesses quase quatro anos está prestes a ser jogado no lixo”.
Retrocesso
“Esperávamos uma atitude bem diferente. Sabemos da agenda corrida, porém, um encontro rápido de apresentação aos sindicalistas era o mínimo que ele poderia fazer. Infelizmente, a relação já começa estremecida”, critica o diretor da FNP.
Mar revolto
Para um atento observador, a conversa que o ministro Leônidas Cristino quis ter com o deputado Márcio França, PSB, na sua visita ao Porto de Santos, nesta quarta-feira (2), é para construir uma blindagem partidária contra possíveis ataques da imprensa.
Sem graça
Pegou mal no Porto de Santos o rumor de que a Andrade Gutierrez está indicando o ex-presidente do Crea, André Di Fazio, para a diretoria da Codesp, com o dedo de Michel Temer, PMDB. Di Fazio, enquanto assessor do ex-presidente da empresa, Di Bella Filho, criou muitos desafetos na área.
Somando dúvidas
Definitivamente o processo licitatório da dragagem de aprofundamento do Complexo Industrial Portuário de Suape (PE) está envolto de mistérios. Sem acesso ao edital ou apenas às condições técnicas exigidas, o certame promete se alongar ainda por um bom tempo sem definição. Alguns órgãos fiscalizadores já esticaram o olho.
Atraente
Já o Porto de Paranaguá segue o anúncio de obras de melhorias. A iniciativa privada já fala em voltar a investir no porto paranaense. Duas obras de expansão, uma do terminal de granéis sólidos Cotriguaçu e outra do terminal de fertilizantes Fospar, somam 33 milhões de reais.
Sinergia
No primeiro dia, nesta quarta-feira, do seminário que discute infraestrutura e logística do Paraná, o secretário estadual de Infraestrutura e Logística, José Richa Filho, disse que o Estado precisa de planejamento integrado e não adianta nada um modal resolver seu problema e outro não resolver o seu.
Cartão vermelho
Sem bis
Bernasconi teme que ocorra a mesma coisa que aconteceu com o Jogos Pan-Americanos de 2007. O governo federal, segundo ele, teve de abrir os cofres de última hora para garantir a realização do evento, gerando uma avalanche de contratos sem licitação, obras sem projeto adequado e
superfaturamento.
Ferida
O presidente do Sinaenco “nomeia” os portos e os aeroportos como o principal calcanhar de Aquiles da Copa 2014. “Atualmente, o nível de serviço (dos portos e aeroportos) está abaixo da crítica”.
Uso próprio
A Petrobras é a mais nova dona de um terminal portuário de uso privativo (TUP), na modalidade de uso exclusivo, que será construído na Área do Porto Organizado de Barra do Riacho, no Espírito Santo. A instalação portuária servirá para movimentar e armazenar cargas próprias, GLP e gasolina natural.
Regularização
Saiu no Diário Oficial da União, no dia 1º último, aditamento do Contrato de Adesão MT/DPH nº 017/1993, de 28 de dezembro de 1993, para transferir a titularidade da outorga de autorização para exploração de TUP misto, em Santos, da empresa Ultrafértil S.A Indústria e Comércio de Fertilizantes para Ultrafértil S/A.
Iniciativa
Barrados no baile
Cirino não entende porque o ministro quis manter distância dos trabalhadores do Porto. “O novo ministro faz questão de manter um distanciamento. Sua visita apenas com a diretoria da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), empresários e prefeitos de Santos e Guarujá, mostra que todo o trabalho feito nesses quase quatro anos está prestes a ser jogado no lixo”.
Retrocesso
“Esperávamos uma atitude bem diferente. Sabemos da agenda corrida, porém, um encontro rápido de apresentação aos sindicalistas era o mínimo que ele poderia fazer. Infelizmente, a relação já começa estremecida”, critica o diretor da FNP.
Mar revolto
Para um atento observador, a conversa que o ministro Leônidas Cristino quis ter com o deputado Márcio França, PSB, na sua visita ao Porto de Santos, nesta quarta-feira (2), é para construir uma blindagem partidária contra possíveis ataques da imprensa.
Sem graça
Pegou mal no Porto de Santos o rumor de que a Andrade Gutierrez está indicando o ex-presidente do Crea, André Di Fazio, para a diretoria da Codesp, com o dedo de Michel Temer, PMDB. Di Fazio, enquanto assessor do ex-presidente da empresa, Di Bella Filho, criou muitos desafetos na área.
Somando dúvidas
Definitivamente o processo licitatório da dragagem de aprofundamento do Complexo Industrial Portuário de Suape (PE) está envolto de mistérios. Sem acesso ao edital ou apenas às condições técnicas exigidas, o certame promete se alongar ainda por um bom tempo sem definição. Alguns órgãos fiscalizadores já esticaram o olho.
Atraente
Já o Porto de Paranaguá segue o anúncio de obras de melhorias. A iniciativa privada já fala em voltar a investir no porto paranaense. Duas obras de expansão, uma do terminal de granéis sólidos Cotriguaçu e outra do terminal de fertilizantes Fospar, somam 33 milhões de reais.
Sinergia
No primeiro dia, nesta quarta-feira, do seminário que discute infraestrutura e logística do Paraná, o secretário estadual de Infraestrutura e Logística, José Richa Filho, disse que o Estado precisa de planejamento integrado e não adianta nada um modal resolver seu problema e outro não resolver o seu.
Cartão vermelho
O presidente do Sindicato da Arquitetura e da Engenharia (Sinaenco), José Roberto Bernasconi, se mostra pessimista com as obras de infraestrutura para a Copa 2014. “O Brasil tem a oportunidade de transformar as cidades-sede para poder receber o mundo fisicamente e virtualmente, já que este é o maior evento midiático do planeta. Mas quase nada saiu do papel. Hoje, temos dúvidas até mesmo sobre os estádios”.
Vaga memória
O engenheiro lembra que o Brasil foi indicado como país-sede da Copa em outubro de 2007, mas pouco ou quase nada foi feito em relação à ampliação de aeroportos, mobilidade urbana e até mesmo estádios, estruturas básicas para a competição.
Sem bis
Bernasconi teme que ocorra a mesma coisa que aconteceu com o Jogos Pan-Americanos de 2007. O governo federal, segundo ele, teve de abrir os cofres de última hora para garantir a realização do evento, gerando uma avalanche de contratos sem licitação, obras sem projeto adequado e
superfaturamento.
Ferida
O presidente do Sinaenco “nomeia” os portos e os aeroportos como o principal calcanhar de Aquiles da Copa 2014. “Atualmente, o nível de serviço (dos portos e aeroportos) está abaixo da crítica”.
Uso próprio
A Petrobras é a mais nova dona de um terminal portuário de uso privativo (TUP), na modalidade de uso exclusivo, que será construído na Área do Porto Organizado de Barra do Riacho, no Espírito Santo. A instalação portuária servirá para movimentar e armazenar cargas próprias, GLP e gasolina natural.
Regularização
Saiu no Diário Oficial da União, no dia 1º último, aditamento do Contrato de Adesão MT/DPH nº 017/1993, de 28 de dezembro de 1993, para transferir a titularidade da outorga de autorização para exploração de TUP misto, em Santos, da empresa Ultrafértil S.A Indústria e Comércio de Fertilizantes para Ultrafértil S/A.
Iniciativa
Mato Grosso não quer ficar refém dos problemas para o escoamento da sua produção. Por isso, criou a Secretaria Extraordinária de Acompanhamento da Logística Intermodal de Transportes.
Linha dura
O Ministério do Trabalho da Argentina ordenou que os trabalhadores portuários encerrem a greve que bloqueia os terminais de soja e grãos do país. O protesto já dura uma semana.
FONTE: www.portogente.com.br
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